Sobrevivente de Holocausto - Ben Abraham
Tivemos o privilégio de receber em nossa Escola o escritor e jornalista brasileiro, o Sr. Henry Nekrycz ( conhecido pelo pseudônimo Ben Abraham- filho de Abraão em hebraico) e sua esposa a Sra. Miriam Brik Nehrycz, ambos sobreviventes dos horrores decorrentes da ocupação alemã na Polônia.
Nascido em 11 de dezembro de 1924 (Lodz-Polônia), compartilhou conosco o clima de terror dos campos de extermínio, a luta pela sobrevivência e a libertação do domínio hitlerista.
Quando foi libertado, na noite de 1.º para 2 de maio de 1945, pesava 28 quilos, tinha tuberculose, disenteria com sangue e escorbuto.
Veio para o Brasil em 21 de janeiro de 1955, se naturalizando brasileiro em 30 de janeiro de 1959.
Veio para o Brasil em 21 de janeiro de 1955, se naturalizando brasileiro em 30 de janeiro de 1959.
Ao final, tivemos um espaço para perguntas e encerrando, o palestrante deixou aos presentes, principalmente aos jovens alunos, uma mensagem de alerta com relação as suas escolhas e responsabilidade com as próximas gerações, para que a humanidade jamais esqueça e repita os fatos ocorridos, ressaltando que Hitler foi eleito num processo legítimo e democrático.
O sr. Abraham, além de nos presentear com as suas falas e exemplo de vida, doou à nossa sala de leitura dois livros : Holocausto, ...e o mundo silenciou.
A sra. Miriam nos presenteou com o livro Relato de uma vida.
Pessoalmente pude sentir que a atitude e a fala do sr. Abraham sensibilizaram à todos, é um ser humano admirável, que apesar da trajetória dolorida, não se entregou ao ostracismo, por outro lado se fez atuante, compartilhando suas vivências, como pedido de vigília constante pela liberdade e exaltando a vida com alegria e sentido.
OUÇA UM PEQUENO TRECHO DA FALA DO SR. BEN ABRAHAM:
OUÇA UM PEQUENO TRECHO DA FALA DO SR. BEN ABRAHAM:
Comentários