Escola Solidária

Parabéns à EMEF Frei Damião por ter sido uma das 3.040 escolas, de todos os estados brasileiros, a ser premiada com o Selo Escola Solidária 2011, pelo Projeto Inclusão e Reaproveitamento.

Inclusão e reaproveitamento

Português e Ciências.
Participaram alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dos anos finais do Ensino Fundamental e de classe de EJA.
Houve participação de direção.
Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu com as entrevistas do diretor da escola com os pais de alunos e com a comunidade. Surgiram diversas oportunidades de conhecer moradores do Jardim Prainha e adjacências, onde não há biblioteca, nem espaços para pesquisas.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
O projeto envolveu toda a comunidade escolar e outras escolas do entorno, inicialmente com a reciclagem de papel e papelão. Após o contato com as famílias de um bairro mais distante, ficou clara a necessidade de proporcionar oportunidades para a leitura. Dessa forma, dos livros doados para a reciclagem foi sendo feita uma seleção e os romances, livros históricos, periódicos e revistas em quadrinhos foram doados para a associação dos amigos do bairro que, junto com o diretor da EMEF Frei Damião iniciaram a biblioteca comunitária. Vários livros foram reformados para serem aproveitados nessa biblioteca. Os demais livros e papéis, que não puderam ser aproveitados, foram encaminhados para reciclagem.
Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados?
Os resultados foram notados nas avaliações internas e externas, na preservação do patrimônio escolar, nas atitudes de cooperação presente entre os alunos, com doações de cachecóis confeccionados por eles a orfanatos, doação de livros para a biblioteca da escola, respeito à diversidade e depoimento de pais de alunos, os quais afirmam que a escola Frei Damião é uma escola realmente inclusiva.
Quais as ações desenvolvidas que podem melhorar o IDEB da escola e como elas acontecem?
O projeto visa conscientizar a população local sobre a necessidade de preservar as áreas de mananciais. A escola superou suas metas do Ideb e vem tendo um retorno positivo na preservação de seu patrimônio e nos resultados educacionais. Atualmente, os alunos estão envolvidos no projeto e ampliando, pois este ano o tema pedagógico está ligado à preservação da vida e do planeta, e o projeto de reciclagem também estendeu-se para a reciclagem do óleo e para a valorização da água, uma vez que a escola está localizada às margens da Represa Billings.
Responsável pelo projeto:
Nome: QUERINA FELISARDO DE OLIVEIRA
Coordenadora Pedagógica da EMEF Frei Damião

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolivia - Uma sugestão de comida típica

CEMEI Marcia Kumbrevicius de Moura

TEATRO NA ESCOLA